terça-feira, 26 de abril de 2011

APRESENTAÇÃO DO PROFISSIONAL

Imagine a situação:
Você vai a um salão para colorir o cabelo, e a cabeleireira que irá colorir seu cabelo está com o cabelo horrível, cheio de manchas e desbotado, você confiaria em entregar seu cabelo para ela?

Muitas vezes o cliente é “espantado” por alguns itens que não é percebido pelo profissional, ao visitar salões fui relacionando algumas atitudes, ações e maneiras que se observadas, serão um diferencial em seu salão:

01 – POSTURA – A posição correta do corpo, enquanto trabalha. O cabeleireiro trabalha em pé, usar sapatos confortáveis, cuidar dos pés, pernas, tratando-os adequadamente e oferecendo repouso aos mesmos.

02 – HIGIENE PESSOAL – Parece brincadeira, mas ao adentrar em alguns salões, senti um forte cheiro de suor e percebi que era do profissional. Portanto é bom lembrar que é através dos poros que eliminamos as toxinas do organismo e mantendo os poros limpos, poderemos minimizar os odores da transpiração, e se for o caso mais de um banho por dia. Cuidar também com o desodorante/perfume, muitas pessoas são alérgicas, o ideal é usar desodorante neutro. A falta de asseio é uma ótima receita para perder clientes.

03 – HÁLITO – O cabeleireiro trabalha próximo ao rosto do cliente e por isso todo cuidado deverá tomado para evita-lo. Se for o seu caso, procurar um médico ou dentista a fim de que possa ser diagnosticado a causa (estomago, sinusite, dente, etc) e o problema seja resolvido. Evitar comer alimentos que possuam forte odor (alho, cebola, etc) antes do trabalho, escovar os dentes ao menos 3 vezes ao dia, isso também auxiliara a evitar o mau hálito.


04 – CABELOS - Os cabelos devem estar bem tratados, cuidados, bonitos e saudáveis, especialmente cabelos coloridos, descoloridos e/ou com químicas, cuida.
Corte, cor, descoloração, química e penteado que combine com você, com seu biotipo, pois assim o cliente observará que você entende de estética. Lembrar sempre que um corte, uma cor de coloração que ficou excelênte na sua amiga, pode não ficar bem em você. Quem tiver barba/bigode, tê-los bem feito.

05 – VESTUÁRIO – O vestuário deve ser adequado a diversas situações, como clima, nível social dos clientes, idade do profissional, e estrutura física, sem preconceito ou critica, o profissional deve levar em conta a estrutura física e a roupa mais adequada, a vestimenta deve ter harmonia entre a pessoa e a roupa que ela usa. O importante não é usar roupas exclusivas, de grife, caríssimas, o importante é usar roupas bem talhadas e cuidadas passando a impressão de bom gosto e seriedade.
Alguns profissionais utilizam roupas que deixam os designers de “abada” de carnaval com inveja devido as “combinações” de cores, ou usam roupas amassadas, manchadas, o ideal é usar roupas padronizadas do salão, se não for possível, use roupas simples, pois estarão mais próxima do bom gosto.
O que vemos em revistas, desfiles, TV, etc.., passam por um preparo antes da aparição, além de muitas vezes serem modelos profissionais com corpos “perfeitos”, por isso nem sempre pode ser usados por qualquer pessoa.

06 – MÃOS – O cuidado com a limpeza e maciez é fundamental, pois elas tocarão seus clientes, elas são seus instrumentos de trabalho. Imagine uma unha suja, ou uma mão com algum odor desagradável, ou uma mão áspera tocando o rosto de seu cliente.

07 – CAMINHAR - Devemos caminhar como se estivessemos caminhando sobre uma linha reta desenhada no chão, o pé direito sempre em cima da linha e o esquerdo ao lado. Cuidado com o balanço exagerado dos braços. Caminhar com calma, firmeza e naturalidade, não correr dentro do salão.

08 – SENTAR -  Sentar de maneira errada causa problemas a saúde, além de não ser elegante. Evitar debruçar sobre algum móvel (mesa, balcão, etc). E cuidado ao cruzar as pernas.  

 09 - FALAR - A forma mais comum de comunicarmos  é através da fala, a comunicação é um fator importantíssimo para o êxito profissional e pessoal. A união da fala com os gestos causará uma boa ou má impressão ao nosso cliente. Portanto seja claro, natural e espontâneo. Modere seus gestos. Fale  fácil de maneira que seja entendido, use voz natural, simples e sem gritar. Utilize o “senhor”, “senhora”, “você” para as pessoas certas. Procure falar o nome das pessoas. Evitar gírias e expressões com duplo sentidos.

O cliente se preocupa com o cabelo?
Esse será o assunto da próxima postagem.

OBS. Recebi e-mails perguntando quando postarei sobre produtos, coloração, relaxamento e outros assuntos. A resposta é que estamos começando do início, com algumas dicas do dia a dia do salão, pois o objetivo de desse blog é oferecer um auxilio para conquistar clientes  e mante-los, e na próxima postagem será iniciado essa parte ligada a cabelo, produtos e procedimentos.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

OS 5 PILARES QUE O CLIENTE MERECE

“ Com seus clientes você, profissional cabeleireiro, tem que superar todos os seus concorrentes em atendimento e serviços.
Dê a eles o que eles merecem: alta qualidade em ATENDIMENTO.

Quais são os 5 pilares?
















O que esses pilares querem nos dizer?

1 – Paixão
      Não podemos apalpar ou ver a paixão, ela é vivida, ela é sentida.
       Quando colocamos paixão naquilo que fazemos, nós superamos obstáculos, rompemos barreiras, podemos deixar marcas e atingiremos patamares cada vez mais elevados.
       
2 – Conhecimento
       O que conhecemos? Quanto conhecemos? Como conhecemos? De quem depende o conhecimento?
        O nosso conhecimento depende exclusivamente de nós, basta procurarmos. A medida que aumentamos nosso conhecimento, passamos a transmitir mais segurança aos nossos clientes. Não esquecer que os instrumentos musicais necessitam de constante afinação.

3 – Comunicação
       De que adianta termos conhecimento se não o comunicarmos? A comunicação pode ocorrer verbalmente ou de maneira corporal. Devemos usar a nossa comunicação a fim de transmitir segurança, simpatia e profissionalismo ao nosso cliente, portanto converse com ele, explique o procedimento e produtos que estiver usando.

4 – Cordialidade
       O significado original da palavra cordialidade é a qualidade do que é referente ao coração, afetuoso, afável. Uma pessoa cordial é movida pela emoção, e não pela razão.
        Para criar uma relação de confiança, conquista e parceria é extremamente importante ser gentil para com os clientes. Nós colhemos aquilo que plantamos.

5 – Atitude
      A atitude é uma escolha que depende apenas de nós, não adianta possuirmos paixão, conhecimento, sermos comunicativos e cortes, se não colocamos em prática.
      Desde que nascemos temos de fazer escolhas a todo o momento, e depende de nós prestar atenção a elas para sabermos escolher atitudes positivas e não correr o risco de não fazer nada.

Que tal falarmos de nossa imagem?
Esse é o assunto do próximo artigo.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O CLIENTE DO SALÃO

Eu estava em uma perfumaria observando os produtos cosméticos e as atitudes dos clientes, até que um fato me chamou a atenção, duas mulheres estavam observando as colorações e começaram a conversar, uma disse essa “tinta” não é boa, eu comprei o mês passado, e não deu a cor indicada na caixinha, a outra respondeu, e essa (outra marca) também não presta, eu também usei e não deu a cor que eu queria. Até aí tudo bem, o pior ocorreu quando chegou a vendedora e “esclareceu” os casos: é que vocês não deixaram o tempo necessário para fixar a cor. O que vocês acham da resposta? Um detalhe, o cabelo das duas era na altura de 3.0 (castanho escuro), a cor que elas haviam comprado e usado no mês anterior um era 9.0 (louro muito claro) e o outro 8.1(louro claro acinzentado), descobri essas informações conversando com as duas clientes. Onde está o problema?
Um outro caso, estava visitando um salão de cabeleireiro e chega correndo uma cliente com uma toalha na cabeça, e ao tirar a toalha, o cabelo foi saindo junto, a irmã dela (não era cabeleireira) havia aplicado uma química em casa, e como o cabelo era grosso, deixou uma pausa (conforme estava escrito na caixinha) de 20 minutos, ao lavar o cabelo estava totalmente sensibilizado chegando ao ponto de quebra, ela e seu marido chegaram ao salão dizendo que a marca “XX” era uma porcaria por ter derrubado o cabelo e iriam processar o fabricante e a farmácia que eles haviam comprado o produto.
Onde está o problema?
Repito, nos 2 casos, e poderia citar outros casos mais, Onde é que está o problema?
Quando estamos com dor de dente, qual o profissional que procuramos?
Quando temos problema jurídico, qual profissional que procuramos?
Quando temos problemas psiquiátricos, qual profissional que procuramos?
E agora essa pergunta é para você, cliente do salão, quando você quer colorir, fazer transformações, tratar, cortar, pentear os cabelos, o que é que você faz?
Anota a receita de maionese misturado com azeite e aplica no cabelo? Ou bate no liquidificador a melancia e depois mistura com sabão de pedra moído e aquecido no fogão? e outras mais que eu assisti na televisão.
Quanto custa a sua aparência? Para economizar alguns reais, você compra produtos em farmácia, supermercado ou perfumaria, muitas vezes produtos de qualidade, outras vezes não, sem nenhuma informação técnica sobre o produto e sobre os detalhes de aplicação (as informações nas bulas são adequadas para casos normais, qualquer anormalidade ela não soluciona), e usa em casa ou pede para alguma amiga ou parente usar. O resultado não é dos melhores, aí você tem 3 saidas: a primeira é dizer que o produto não presta e critica o fabricante e fica com a aparência do cabelo comprometida, a segunda é reclamar do produto e do fabricante, compra outra marca para “corrigir”. A terceira e mais consciente é ir até um salão e procurar um profissional para corrigir o problema, que nem sempre é possível.
Escrevendo o paragrafo acima lembrei de um caso que ocorreu comigo, chegou uma cliente em meu salão que queria tirar as manchas do cabelo (havia mais de 5 tons diferentes), e seria necessário fazer uma limpeza de cor e depois a cor seria corrigida, dei o meu preço, ela disse: isso é um assalto, eu vou até a perfumaria, compro o descolorante, o oxidante e a tinta, não vou gastar quase nada, não questionei. Ela foi embora.
Passou mais ou menos 1 hora, ela voltou com o cabelo todo sensibilizado, com mais mancha ainda, perguntando se seria possível corrigir e qual seria o preço. Falei que era possível, e devido o estado que ela havia deixado o cabelo, tanto em sensibilidade como em aumento nas manchas, o preço seria de R$ xxx, ou seja 3 vezes o preço que havia dado inicialmente, resumindo ela me pagou sem falar nada e saiu satisfeita.
Conta-se que o carro de um empresário de um problema e o mesmo foi até uma oficina mecânica, o mecânico deu uma olhada e falou que o conserto era R$ 500,00, o empresário concordou. O mecânico pegou uma chave de fenda, foi até um parafuso e deu ¼ de volta. O carro funcionou perfeitamente, o empresário questionou isso é um absurdo, lhe paguei R$ 500,00 para dar ¼ de volta num parafuso.
O mecânico calmamente respondeu, o senhor esta enganado, para apertar o parafuso eu cobrei apenas R$ 1,00, os R$ 499,00 foi para pagar os cursos, treinamento, estudo, conhecimento para saber qual parafuso deveria ser apertado.
Tenho respondido muitos questionamentos de clientes de salão que reclamam que foram ao salão, gastaram e não saíram satisfeitos com o resultado do cabelo. Aqui temos 3 casos:
1 – Cliente chega ao salão com um estado de “misericórdia”, que a única solução é a vitamina “T” (tesoura), e o cliente acha que o cabeleireiro e os cosméticos fazem milagres.
2 - Cliente chega ao salão com um estado de “misericórdia”, que a única solução é a vitamina “T” (tesoura), e o “profissional” por falta de conhecimento ou visando apenas o dinheiro, promete milagres, que não consegue cumprir.
3 - Cliente chega ao salão com um estado de “misericórdia”, que a única solução é a vitamina “T” (tesoura), o Profissional, que está atualizado, conhece a estrutura do cabelo, conhece muito os produtos (foi treinado pela fabrica), após um diagnostico, fala com sinceridade para o cliente o que ele pode fazer, é um trabalho consciente, pois muitos clientes de salão ao se deparar com essa situação, sai falando que o cabeleireiro não fez o cabelo por que não sabia trabalhar.
Voce! cliente do salão, é bom não esquecer que você deve procurar Profissionais que estejam atualizados, que utilizam produtos adequados (marca não quer dizer qualidade), e que o salão não é casa dos milagres. Algumas vezes deveria chamar de oficina, pois só consertam cabelos danificados em casa.
Temos de estar cientes que nem sempre é possível ter aqueles cabelos das novelas e revistas, pois cada tipo de cabelo necessita de um tratamento ou cuidado diferenciado, o que fica bom para você, pode não ficar bom para sua amiga, ou vice versa.
Falarei em outro artigo sobre a manutenção dos cabelos em casa. O cabeleireiro faz a parte dele no salão, se você não fizer a sua parte no dia a dia, será  o mais difícil e dispendioso ter o cabelo saudável e natural.
Na próxima postagem vamos falar sobre OS 5 PILARES QUE O CLIENTE MERECE

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CABELEIREIRO, É UMA PROFISSÃO?

Em uma de minhas viagens, estava eu, um rapaz e uma senhora, não nos conhecíamos, e durante a viagem começamos a conversar e foi descoberto que a senhora era uma médica que iria a um congresso da área, o rapaz se apresentou como “engenheiro capilar”, a senhora questionou, dizendo que não conhecia nenhum curso de engenharia capilar, e perguntou em qual universidade ele tinha feito o curso, imagine o constrangimento desse rapaz, ele era um cabeleireiro que tinha vergonha da profissão, então fica inventando nomes para a profissão.
Ao contrário do que muitos pensam, dizem e agem, ser um cabeleireiro, não é uma vergonha, ao contrário, temos de ter orgulho,  o cabeleireiro, não é aquela pessoa que não estudou,  não é um coitadinho, a profissão de cabeleireiro é uma profissão bonita, gratificante e ... rentável. Tudo depende do ponto de vista do profissional, alguns fazem o curso na academia “já que”, já que não consegui cursar uma faculdade, então vou ser cabeleireiro, outros, se formam em cursos (muitas vezes o curso é muito ruim), recebem o diploma e acham que já estão preparados para o mercado e não se preocupam em fazer cursos de aperfeiçoamento, e preferem ficar parado no tempo sendo um “cabererero”, só para exemplificar, ao passar em frente a um “salão” havia uma placa dizendo: “Fassu indratação”, imaginem o nível do salão, esse tipo de profissional (se podemos chamar de profissional) sempre reclamando de tudo, enquanto uns ficam fechado em seu minúsculo mundo outros se reciclam, atualizam, investem e tem sucesso, tem em mente que um salão é uma empresa, e deve ser administrado como uma empresa.
A gerência do salão deve ser ministrada como qualquer outro negócio. Muitos proprietários de salão dizem, "este negócio é diferente." Não é. Negócio é negócio.

Muitos clientes utilizam o salão como ponto de encontro, pois as vezes estão entediados em casa, e recorrem ao salão para “bater papo”, desabafar,  e encontrar com as amigas, por isso o salão deve ter um ambiente mais acolhedor possível.
- As pessoas que tralham no salão devem estar uniformizadas, se não for possível, usar pelo menos camisetas e/ou aventais iguais, e tomar cuidado para manter um padrão de cor, evitando usar cores muito diferentes e dar a sensação de estar num baile de carnaval. Inclusive estar com cabelo arrumado e a face levemente maquiada, quando for o caso, para dar boa impressão à cliente.
- O proprietário ou gerente é a pessoa mais visada pelos olhares dos clientes, portanto deverá estar sempre impecável.
- Não deixar transparecer problemas do salão para os clientes.
- Um ar de pouco caso ou um sorriso falso poderá ferir um cliente e brincadeiras e sorrisos constantes sem motivo também não são bem vindos, saber o momento de brincar, evitar comentar sobre dotes fisicos, sorrir é fundamental para o bom andamento do salão.
- Não ficar discutindo ou chamar a atenção de algum funcionário em público, sempre o faça nos bastidores.

Como passamos a maior parte do dia em nosso salão, não apenas para nós, mas também para o nosso cliente, e os representantes dos produtos devemos oferecer o maior conforto, uma música instrumental como fundo, tudo limpo e organizado, verificar se existe calor, vento ou frio, evitar cigarro. Ter especial atenção para a iluminação e cor das paredes do salão, pois além de auxiliar no conforto de seus clientes, também ajudará no resultado de seus trabalhos.

Na próxima postagem, falaremos sobre O Cliente do Salão,

Até lá.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CABELO


Os cabelos deixaram de ser pêlos que cobrem a cabeça para se transformar em diferenciadores sociais. De vários comprimentos, múltiplas cores, vários formatos, vários tipos, os cabelos são, hoje, mais do que meros coadjuvantes no composé das pessoas. Também podem ser fashions, muito fashions. Para isso, o tratamento e o cuidado passaram a ser científicos, tornando os procedimentos de tratamentos e de química cada vez mais aperfeiçoados com alta tecnologia.
 
O cliente se preocupa com o seu cabelo, pois o cliente fica na frente do espelho olhando e examinando o cabelo, todo dia. Homens e mulheres se preocupam com a aparência do cabelo. E para alguns o cabelo chega a ser um problema.
 
A sociedade tem dado muito valor social e cultural aos cabelos e seus penteados. Se os cabelos forem ficando escassos ou ralos, tanto homens quanto mulheres se tornam preocupados. Sem entenderem o por quê? da queda dos cabelos, e acabam recorrendo às chamadas "poções mágicas", vitaminas, massagens no couro cabeludo e até tratamentos elétricos com o objetivo de estimular o crescimento dos cabelos. Queda de cabelo é um fato comum e uma alta porcentagem apresenta esta queixa. Para se ter uma idéia, um estudo mostrou que em cada três homens, aproximadamente dois desenvolvem alguma forma de calvície ao longo de suas vidas.
 
Os cabelos "têm vida", tornam-se "ásperos", "saem" do lugar, se "revoltam", embranquecem, afinam, não crescem, ficam grudados, perdem o brilho, caem e... dão muitas preocupações e muito trabalho. Quem tem cabelo enrolado, quer alisar, quem tem cabelo liso, quer enrolar, quem tem cabelo claro, quer escurecer, quem tem cabelo escuro, quer clarear, ou seja, ninguém esta satisfeito com seu cabelo.
 
Para muitas pessoas, os cabelos estão ligados fortemente à auto-imagem e à auto-estima. Perdê-los é como se estivessem perdendo muitas outras coisas.
 
Não existem dúvidas de que os "problemas com os cabelos" dão origem a angústias profundas e até a dificuldades de interações psicossociais.
 
A aparência é um fator de grande importância na identidade pessoal.
Se o organismo está funcionando corretamente e as emoções estão equilibradas, os cabelos se apresentam belos e saudáveis.
 
Já quando o organismo se altera, os cabelos são, muitas vezes, os primeiros a mostrar sinais de que algo vai mal com nossa saúde.
 
Oleosidade excessiva, queda acentuada, falhas, ressecamento, falta de crescimento e fragilidade dos fios são alguns sintomas que refletem inúmeras condições clínicas.
 
Em ambos os sexos, fatores hereditários, hormonais, alimentares, medicamentosos, infecciosos e cirúrgicos, bem como doenças como diabetes, anemia, estresse, depressão, além de fatores externos como clima, poluição, ar condicionado, químicas e outras, podem influenciar dramaticamente sobre os fios.
 
Nas mulheres, os cistos de ovário, os sangramentos menstruais abundantes, os anticoncepcionais e a menopausa também são causas comuns de perda capilar.
 
Um conhecimento especializado dos mecanismos fisiológicos que alteram a saúde e a beleza dos cabelos é, portanto, fundamental para um diagnóstico e uma terapêutica adequada. Muitas vezes o diagnóstico, o tratamento e a solução do problema, pode não estar nas mãos do profissional cabeleireiro, que deverá indicar uma avalição médica para ser feito um diagnóstico correto através de exames, neste caso, profissional cabeleireiro, não deve propor tratamentos, especialmente fórmulas “caseiras”.
 
Vários fatores influenciam na saúde dos cabelos, e nem sempre estão na mão do profissional cabeleireiro:
 
- Dietas mal orientadas podem alterar a coloração dos cabelos, interrupção do crescimento, afinamento dos fios e perda do brilho.
 
- O brilho é o reflexo da luz sobre a superfície dos fios. Quando as escamas se abrem, os fios tornam-se porosos e não refletem a luz.
 
- O ambiente com ar condicionado poderá ressecar os fios.
 
- Os cabelos crescem mais rápido no verão, estimulados pela luz solar. E não existe comprovação científica de que as fases da lua influenciem o crescimento capilar.
 
- Água quente prejudica os fios, pois retira-lhes o manto hidrolipídico. O ideal é água morna ou fria.
 
- Aperte de leve e nunca esfregue os fios com a toalha, pois os fios ficam mais frágeis quando molhados. E atenção: água não apodrece os cabelos.
 
- Excesso de cremes “sem enxágue”
 
- Cabelos grisalhos tendem a ficar amarelados com a exposição solar. Produtos com com filtro solar podem evitar isso.
 
- O sol, dependendo da intensidade, danifica as proteínas que conferem brilho, resistência e elasticidade aos cabelos, além de degradar a melanina do córtex, provocando a descoloração tanto dos naturais, como dos tingidos.
 
- O cloro e o sulfato de cobre utilizados para tratar a água da piscina fazem um grande estrago nos fios.
 
- Excesso de coloração, descoloração e quimicas.
 
Portanto o profissional cabeleireiro deverá informar à cliente de que o salão não é “tenda dos milagres”, e que a cliente deverá fazer a sua parte em casa, no seu dia a dia, assim a cliente terá um cabelo saudável.
 
Na próxima postagem vamos falar um pouco sobre a profissão do Cabeleireiro.