domingo, 18 de dezembro de 2011

ÓLEO DE ARGAN - CUIDADO...

... voce pode estar sendo enganado.
Oleo de Argan, Argan Oil, Oleo de Argan Virgem Desodorizado, Ouro de Marrocos e uma infinidade de nomes que estão em alta no mercado de cosméticos, mas afinal o que é esse produto que está deixando os consumidores alucinados, é um produto milagroso?
Podemos lembrar de várias “modas” que vieram e passaram, exemplo, a ceramida, queratina, colágeno e outros ativos tiveram seu momento de estrelato, e hoje não se fala mais neles,  será esses ativos não funcionam mais?

Vamos falar do produto do momento, o OLEO DE ARGAN:

Primeiramente é bom você observar o seguinte nome, Argania spinosa (Argan) kernel oil, esse é o nome de deverá constar na composição do produto.

O Óleo de Argan é extraído das sementes produzido das frutas (nozes) da árvore de argan. É puro e natural e possui certificado orgânico.

Estas árvores crescem em algumas poucas regiões da África, como o Marrocos, por isso este é um dos óleos mais raros do mundo, graças ao seu pequeno suprimento e área limitada de crescimento, consequentemente com alto custo.

Tradicionalmente o óleo é produzido manualmente: primeiro a polpa é retirada das nozes, que são deixadas ao sol para secar. São utilizadas pedras para abrir as nozes secas para que as sementes possam ser removidas. Em seguida elas são levemente tostadas, para dar ao óleo um sabor rico e agradável. Um pouco de água é adicionada às sementes tostadas que são transformadas em uma pasta grossa, amassadas à mão para extrair o óleo.

Os marroquinos utilizam o óleo de Argan como ativo no tratamento da pele e cabelos háséculos. O óleo, que é rico em ácidos graxos insaturados principalmente Ômega 9 e tocoferóis naturais, se mostra bastante útil na melhora da força e saúde dos cabelos.

Surpreendentemente o Óleo de Argan não tem sensorial oleoso e/ou gorduroso comumente encontrado nos óleos com alto teor de insaturados; por isso se tornou popular em tratamentos reparadores de cabelos danificados.

Ele é excelente para hidratar e melhorar o brilho e maciez dos cabelos.

Como já foi dito acima, é um produto com alto custo, e por esse motivo uma formulação que possua esse ativo na quantidade que ele possa ter um efeito satisfatório não pode ter um preço baixo, portanto aconselho a ter cuidado na hora da compra, pois alguns produtos estão usando o apelo dos benefícios do Óleo de Argan para poder vender, mas na realidade deve ter o percentual de 0,01 % do óleo de argan, devido ao preço que é vendido o produto.

Tome cuidado, pois muitas pessoas estão comprando produtos que contém silicones (muitas vezes diluído), óleos mais baratos que não possuem a mesma eficácia do óleo de argan. Quero deixar bem claro que não estou dizendo que os produtos que utilizam misturas não possuam qualidade, o que estou dizendo é que muitas vezes os produtos trazem um apelo de um ativo e ele é o que menos vem na formula, pois assim ele pode ser vendido mais barato.

Portanto, podemos concluir que o ÒLEO DE ARGAN, é um excelente ativo, desde que utilizado na quantidade correta e de maneira correta.