domingo, 15 de maio de 2011

pH, AMINOÁCIDOS, ELEMENTO QUIMICO, ÁTOMO

Ao apresentar algum produto, a primeira pergunta é: “Qual é o pH do produto?” e “Qual é o peso molecular do produto?”. É percebido que a pessoa que perguntou não tem a mínima idéia do que está perguntando, e o pior é a resposta que é dada, pois a pessoa que está respondendo também não sabe. Eu estava assistindo um curso sobre tratamento capilar e o “técnico” respondeu que o shampoo dele possuía pH = 8 para poder “fechar” as cutículas. Outro disse que o peso molecular do produto dele era 100, e assim por diante...
A ideia desse artigo é trazer algum conhecimento básico, para você profissional cabeleireiro e também para o cliente do salão, possa ter condições de não ser enganado com informações erradas.
Antes de começarmos a falar de pH, peso molecular, temos de começar pelo início:
ÁTOMO:
É a menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendo prótons (com carga positiva) e nêutrons (sem carga). Os elétrons (com carga negativa e massa insignificante) revolvem em torno do núcleo em diferentes trajetórias imaginárias chamadas órbitas.


ELEMENTO:
Elemento é uma substância feita de átomos de um tipo.


MOLÉCULA:

Uma molécula é formada quando átomos do mesmo ou diferentes elementos se combinam.
A molécula é a menor partícula de uma substância que pode normalmente existir de maneira independente.

Exemplo:
Dois átomos de oxigênio se combinam para formar uma molécula de oxigênio [O2].
Um átomo de oxigenio se combina com dois átomos de hidrogenio para formar uma molécula de agua [H2O].

AMINOÁCIDO:
É uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio unidos entre sí de maneira característica. Alguns aminoácidos também podem conter enxofre.
Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas (é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxilo de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, liberando uma molécula de água), formando as proteínas. Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem produzidos pelo próprio organismo.

PROTEÍNAS:
São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
A mais conhecida é a Queratina, ela é uma proteína fibrosa porque a sua estrutura tridimensional lhe confere características especiais: microfilamentos com resistência, elasticidade e impermeabilidade à água.
Mesmo mortas, as camadas de células queratinizadas detêm os micróbios e impedem a desidratação das células que estão logo abaixo. Isso ocorre porque a queratina é impermeável à água. Além disso, essas células mortas impedem que o atrito prejudique as células vivas servindo-lhes de barreira. É formada de proteína impermeabilizante.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO CABELO:
O cabelo é composto basicamente por:
Carbono = 45%
Oxigenio = 28%
Nitrogenio = 15%
Hidrogenio = 6,5%
Enxofre = 5,2%
Outros elementos = 0,3% (Ca, Mg, Sr, B, Al, Si, Na, K, Zn, Cu, Mn, Fe, Ag, Au, Hg, As, Pb, Sd, Ti, W, Mo, I, P, Se)

pH:
A concentração de íons de hidrogênio em soluções aquosas é que indicam o pH, esses valores podem ser muito altos (10M) até valores muitos pequenos (10-14  M). Para simplificar a expressão, utilizamos uma notação logarítmica e para indicar a concentração de íons hidrogênio em uma solução, utilizamos o pH, definido como:
pH = log 1/[H+]  ou   pH = -log [H+]
Ex: Uma solução cuja concentração de H+ é 10-4 M tem pH =  4.
  • Em uma solução neutra, [H+] =  [OH-]  = 10-7M;
  • Uma solução é ácida se [H+] > 10-7M  ( e, portanto, pH<7)
  • Uma solução é básica se [H+] < 10-7M  ( e, portanto, pH>7)
Resumindo, o pH (Potencial Hidrogeniônico) é um valor que varia de 0.0 a 14 e mede a acidez ou alcalinidade de uma substância líquida. Portando o fio de cabelo em si, não possui pH (o fio é sólido), as camadas dos cabelos e do couro cabeludo são levemente ácidos, com pH entre 4,5 e 5,5, e só são balanceados dentro desta faixa. Com o pH alto (alcalino), os fios incham e a cutícula e a epiderme abrem. Com o pH baixo, os fios contraem e a epiderme fecha hermeticamente, inibindo nos cabelos.
Muitos profissionais ficam questionando o pH dos produtos, agora algumas perguntas: Como é que um profissional trabalha com o pH no salão? O que o profissional cabeleireiro ira fazer com um shampoo que possui a indicação no rótulo de pH=7,0 e o que ele irá fazer com outro shampoo com pH = 7,5? Como é que o profissional faz para fazer os cálculos para equilibrar o “pH do cabelo” com o shampoo, com o condicionador? E o pH da água em seu salão, é levado em conta? E a temperatura de seu salão? Voce possui um peagâmetro Se você respondeu positivamente as perguntas,  faz todos os cálculos acima,  você esta de parabéns e seu salão é um mini laboratório e é importante você conhecer em detalhes o pH de cada produto, agora para os profissionais que não possuem um laboratório em seu salão, como é que é feito os procedimentos em seu salão sem se preocupar com o pH?
A resposta é simples, basta seguir a orientação do fabricante do produto, ou seja, após usar um produto alcalino (alisantes, coloração, descoloração, shampoo anti resíduos, etc.) deve-se utilizar produtos ácidos (condicionador, reconstrutor, mascara, etc), preferencialmente utilizando produtos da mesma marca, agindo assim, você pode ter certeza que terá um cabelo tratado, com o pH equilibrado e não ficou se preocupando com o pH, deixa que os farmacêuticos e químicos das industrias esquentem a cabeça com o pH.

(continua...)
Se for de seu agrado, envie um email para contato.efpconsultoria@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário