segunda-feira, 18 de abril de 2011

CABELEIREIRO, É UMA PROFISSÃO?

Em uma de minhas viagens, estava eu, um rapaz e uma senhora, não nos conhecíamos, e durante a viagem começamos a conversar e foi descoberto que a senhora era uma médica que iria a um congresso da área, o rapaz se apresentou como “engenheiro capilar”, a senhora questionou, dizendo que não conhecia nenhum curso de engenharia capilar, e perguntou em qual universidade ele tinha feito o curso, imagine o constrangimento desse rapaz, ele era um cabeleireiro que tinha vergonha da profissão, então fica inventando nomes para a profissão.
Ao contrário do que muitos pensam, dizem e agem, ser um cabeleireiro, não é uma vergonha, ao contrário, temos de ter orgulho,  o cabeleireiro, não é aquela pessoa que não estudou,  não é um coitadinho, a profissão de cabeleireiro é uma profissão bonita, gratificante e ... rentável. Tudo depende do ponto de vista do profissional, alguns fazem o curso na academia “já que”, já que não consegui cursar uma faculdade, então vou ser cabeleireiro, outros, se formam em cursos (muitas vezes o curso é muito ruim), recebem o diploma e acham que já estão preparados para o mercado e não se preocupam em fazer cursos de aperfeiçoamento, e preferem ficar parado no tempo sendo um “cabererero”, só para exemplificar, ao passar em frente a um “salão” havia uma placa dizendo: “Fassu indratação”, imaginem o nível do salão, esse tipo de profissional (se podemos chamar de profissional) sempre reclamando de tudo, enquanto uns ficam fechado em seu minúsculo mundo outros se reciclam, atualizam, investem e tem sucesso, tem em mente que um salão é uma empresa, e deve ser administrado como uma empresa.
A gerência do salão deve ser ministrada como qualquer outro negócio. Muitos proprietários de salão dizem, "este negócio é diferente." Não é. Negócio é negócio.

Muitos clientes utilizam o salão como ponto de encontro, pois as vezes estão entediados em casa, e recorrem ao salão para “bater papo”, desabafar,  e encontrar com as amigas, por isso o salão deve ter um ambiente mais acolhedor possível.
- As pessoas que tralham no salão devem estar uniformizadas, se não for possível, usar pelo menos camisetas e/ou aventais iguais, e tomar cuidado para manter um padrão de cor, evitando usar cores muito diferentes e dar a sensação de estar num baile de carnaval. Inclusive estar com cabelo arrumado e a face levemente maquiada, quando for o caso, para dar boa impressão à cliente.
- O proprietário ou gerente é a pessoa mais visada pelos olhares dos clientes, portanto deverá estar sempre impecável.
- Não deixar transparecer problemas do salão para os clientes.
- Um ar de pouco caso ou um sorriso falso poderá ferir um cliente e brincadeiras e sorrisos constantes sem motivo também não são bem vindos, saber o momento de brincar, evitar comentar sobre dotes fisicos, sorrir é fundamental para o bom andamento do salão.
- Não ficar discutindo ou chamar a atenção de algum funcionário em público, sempre o faça nos bastidores.

Como passamos a maior parte do dia em nosso salão, não apenas para nós, mas também para o nosso cliente, e os representantes dos produtos devemos oferecer o maior conforto, uma música instrumental como fundo, tudo limpo e organizado, verificar se existe calor, vento ou frio, evitar cigarro. Ter especial atenção para a iluminação e cor das paredes do salão, pois além de auxiliar no conforto de seus clientes, também ajudará no resultado de seus trabalhos.

Na próxima postagem, falaremos sobre O Cliente do Salão,

Até lá.

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