quarta-feira, 13 de abril de 2011

CABELO


Os cabelos deixaram de ser pêlos que cobrem a cabeça para se transformar em diferenciadores sociais. De vários comprimentos, múltiplas cores, vários formatos, vários tipos, os cabelos são, hoje, mais do que meros coadjuvantes no composé das pessoas. Também podem ser fashions, muito fashions. Para isso, o tratamento e o cuidado passaram a ser científicos, tornando os procedimentos de tratamentos e de química cada vez mais aperfeiçoados com alta tecnologia.
 
O cliente se preocupa com o seu cabelo, pois o cliente fica na frente do espelho olhando e examinando o cabelo, todo dia. Homens e mulheres se preocupam com a aparência do cabelo. E para alguns o cabelo chega a ser um problema.
 
A sociedade tem dado muito valor social e cultural aos cabelos e seus penteados. Se os cabelos forem ficando escassos ou ralos, tanto homens quanto mulheres se tornam preocupados. Sem entenderem o por quê? da queda dos cabelos, e acabam recorrendo às chamadas "poções mágicas", vitaminas, massagens no couro cabeludo e até tratamentos elétricos com o objetivo de estimular o crescimento dos cabelos. Queda de cabelo é um fato comum e uma alta porcentagem apresenta esta queixa. Para se ter uma idéia, um estudo mostrou que em cada três homens, aproximadamente dois desenvolvem alguma forma de calvície ao longo de suas vidas.
 
Os cabelos "têm vida", tornam-se "ásperos", "saem" do lugar, se "revoltam", embranquecem, afinam, não crescem, ficam grudados, perdem o brilho, caem e... dão muitas preocupações e muito trabalho. Quem tem cabelo enrolado, quer alisar, quem tem cabelo liso, quer enrolar, quem tem cabelo claro, quer escurecer, quem tem cabelo escuro, quer clarear, ou seja, ninguém esta satisfeito com seu cabelo.
 
Para muitas pessoas, os cabelos estão ligados fortemente à auto-imagem e à auto-estima. Perdê-los é como se estivessem perdendo muitas outras coisas.
 
Não existem dúvidas de que os "problemas com os cabelos" dão origem a angústias profundas e até a dificuldades de interações psicossociais.
 
A aparência é um fator de grande importância na identidade pessoal.
Se o organismo está funcionando corretamente e as emoções estão equilibradas, os cabelos se apresentam belos e saudáveis.
 
Já quando o organismo se altera, os cabelos são, muitas vezes, os primeiros a mostrar sinais de que algo vai mal com nossa saúde.
 
Oleosidade excessiva, queda acentuada, falhas, ressecamento, falta de crescimento e fragilidade dos fios são alguns sintomas que refletem inúmeras condições clínicas.
 
Em ambos os sexos, fatores hereditários, hormonais, alimentares, medicamentosos, infecciosos e cirúrgicos, bem como doenças como diabetes, anemia, estresse, depressão, além de fatores externos como clima, poluição, ar condicionado, químicas e outras, podem influenciar dramaticamente sobre os fios.
 
Nas mulheres, os cistos de ovário, os sangramentos menstruais abundantes, os anticoncepcionais e a menopausa também são causas comuns de perda capilar.
 
Um conhecimento especializado dos mecanismos fisiológicos que alteram a saúde e a beleza dos cabelos é, portanto, fundamental para um diagnóstico e uma terapêutica adequada. Muitas vezes o diagnóstico, o tratamento e a solução do problema, pode não estar nas mãos do profissional cabeleireiro, que deverá indicar uma avalição médica para ser feito um diagnóstico correto através de exames, neste caso, profissional cabeleireiro, não deve propor tratamentos, especialmente fórmulas “caseiras”.
 
Vários fatores influenciam na saúde dos cabelos, e nem sempre estão na mão do profissional cabeleireiro:
 
- Dietas mal orientadas podem alterar a coloração dos cabelos, interrupção do crescimento, afinamento dos fios e perda do brilho.
 
- O brilho é o reflexo da luz sobre a superfície dos fios. Quando as escamas se abrem, os fios tornam-se porosos e não refletem a luz.
 
- O ambiente com ar condicionado poderá ressecar os fios.
 
- Os cabelos crescem mais rápido no verão, estimulados pela luz solar. E não existe comprovação científica de que as fases da lua influenciem o crescimento capilar.
 
- Água quente prejudica os fios, pois retira-lhes o manto hidrolipídico. O ideal é água morna ou fria.
 
- Aperte de leve e nunca esfregue os fios com a toalha, pois os fios ficam mais frágeis quando molhados. E atenção: água não apodrece os cabelos.
 
- Excesso de cremes “sem enxágue”
 
- Cabelos grisalhos tendem a ficar amarelados com a exposição solar. Produtos com com filtro solar podem evitar isso.
 
- O sol, dependendo da intensidade, danifica as proteínas que conferem brilho, resistência e elasticidade aos cabelos, além de degradar a melanina do córtex, provocando a descoloração tanto dos naturais, como dos tingidos.
 
- O cloro e o sulfato de cobre utilizados para tratar a água da piscina fazem um grande estrago nos fios.
 
- Excesso de coloração, descoloração e quimicas.
 
Portanto o profissional cabeleireiro deverá informar à cliente de que o salão não é “tenda dos milagres”, e que a cliente deverá fazer a sua parte em casa, no seu dia a dia, assim a cliente terá um cabelo saudável.
 
Na próxima postagem vamos falar um pouco sobre a profissão do Cabeleireiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário