quarta-feira, 20 de abril de 2011

O CLIENTE DO SALÃO

Eu estava em uma perfumaria observando os produtos cosméticos e as atitudes dos clientes, até que um fato me chamou a atenção, duas mulheres estavam observando as colorações e começaram a conversar, uma disse essa “tinta” não é boa, eu comprei o mês passado, e não deu a cor indicada na caixinha, a outra respondeu, e essa (outra marca) também não presta, eu também usei e não deu a cor que eu queria. Até aí tudo bem, o pior ocorreu quando chegou a vendedora e “esclareceu” os casos: é que vocês não deixaram o tempo necessário para fixar a cor. O que vocês acham da resposta? Um detalhe, o cabelo das duas era na altura de 3.0 (castanho escuro), a cor que elas haviam comprado e usado no mês anterior um era 9.0 (louro muito claro) e o outro 8.1(louro claro acinzentado), descobri essas informações conversando com as duas clientes. Onde está o problema?
Um outro caso, estava visitando um salão de cabeleireiro e chega correndo uma cliente com uma toalha na cabeça, e ao tirar a toalha, o cabelo foi saindo junto, a irmã dela (não era cabeleireira) havia aplicado uma química em casa, e como o cabelo era grosso, deixou uma pausa (conforme estava escrito na caixinha) de 20 minutos, ao lavar o cabelo estava totalmente sensibilizado chegando ao ponto de quebra, ela e seu marido chegaram ao salão dizendo que a marca “XX” era uma porcaria por ter derrubado o cabelo e iriam processar o fabricante e a farmácia que eles haviam comprado o produto.
Onde está o problema?
Repito, nos 2 casos, e poderia citar outros casos mais, Onde é que está o problema?
Quando estamos com dor de dente, qual o profissional que procuramos?
Quando temos problema jurídico, qual profissional que procuramos?
Quando temos problemas psiquiátricos, qual profissional que procuramos?
E agora essa pergunta é para você, cliente do salão, quando você quer colorir, fazer transformações, tratar, cortar, pentear os cabelos, o que é que você faz?
Anota a receita de maionese misturado com azeite e aplica no cabelo? Ou bate no liquidificador a melancia e depois mistura com sabão de pedra moído e aquecido no fogão? e outras mais que eu assisti na televisão.
Quanto custa a sua aparência? Para economizar alguns reais, você compra produtos em farmácia, supermercado ou perfumaria, muitas vezes produtos de qualidade, outras vezes não, sem nenhuma informação técnica sobre o produto e sobre os detalhes de aplicação (as informações nas bulas são adequadas para casos normais, qualquer anormalidade ela não soluciona), e usa em casa ou pede para alguma amiga ou parente usar. O resultado não é dos melhores, aí você tem 3 saidas: a primeira é dizer que o produto não presta e critica o fabricante e fica com a aparência do cabelo comprometida, a segunda é reclamar do produto e do fabricante, compra outra marca para “corrigir”. A terceira e mais consciente é ir até um salão e procurar um profissional para corrigir o problema, que nem sempre é possível.
Escrevendo o paragrafo acima lembrei de um caso que ocorreu comigo, chegou uma cliente em meu salão que queria tirar as manchas do cabelo (havia mais de 5 tons diferentes), e seria necessário fazer uma limpeza de cor e depois a cor seria corrigida, dei o meu preço, ela disse: isso é um assalto, eu vou até a perfumaria, compro o descolorante, o oxidante e a tinta, não vou gastar quase nada, não questionei. Ela foi embora.
Passou mais ou menos 1 hora, ela voltou com o cabelo todo sensibilizado, com mais mancha ainda, perguntando se seria possível corrigir e qual seria o preço. Falei que era possível, e devido o estado que ela havia deixado o cabelo, tanto em sensibilidade como em aumento nas manchas, o preço seria de R$ xxx, ou seja 3 vezes o preço que havia dado inicialmente, resumindo ela me pagou sem falar nada e saiu satisfeita.
Conta-se que o carro de um empresário de um problema e o mesmo foi até uma oficina mecânica, o mecânico deu uma olhada e falou que o conserto era R$ 500,00, o empresário concordou. O mecânico pegou uma chave de fenda, foi até um parafuso e deu ¼ de volta. O carro funcionou perfeitamente, o empresário questionou isso é um absurdo, lhe paguei R$ 500,00 para dar ¼ de volta num parafuso.
O mecânico calmamente respondeu, o senhor esta enganado, para apertar o parafuso eu cobrei apenas R$ 1,00, os R$ 499,00 foi para pagar os cursos, treinamento, estudo, conhecimento para saber qual parafuso deveria ser apertado.
Tenho respondido muitos questionamentos de clientes de salão que reclamam que foram ao salão, gastaram e não saíram satisfeitos com o resultado do cabelo. Aqui temos 3 casos:
1 – Cliente chega ao salão com um estado de “misericórdia”, que a única solução é a vitamina “T” (tesoura), e o cliente acha que o cabeleireiro e os cosméticos fazem milagres.
2 - Cliente chega ao salão com um estado de “misericórdia”, que a única solução é a vitamina “T” (tesoura), e o “profissional” por falta de conhecimento ou visando apenas o dinheiro, promete milagres, que não consegue cumprir.
3 - Cliente chega ao salão com um estado de “misericórdia”, que a única solução é a vitamina “T” (tesoura), o Profissional, que está atualizado, conhece a estrutura do cabelo, conhece muito os produtos (foi treinado pela fabrica), após um diagnostico, fala com sinceridade para o cliente o que ele pode fazer, é um trabalho consciente, pois muitos clientes de salão ao se deparar com essa situação, sai falando que o cabeleireiro não fez o cabelo por que não sabia trabalhar.
Voce! cliente do salão, é bom não esquecer que você deve procurar Profissionais que estejam atualizados, que utilizam produtos adequados (marca não quer dizer qualidade), e que o salão não é casa dos milagres. Algumas vezes deveria chamar de oficina, pois só consertam cabelos danificados em casa.
Temos de estar cientes que nem sempre é possível ter aqueles cabelos das novelas e revistas, pois cada tipo de cabelo necessita de um tratamento ou cuidado diferenciado, o que fica bom para você, pode não ficar bom para sua amiga, ou vice versa.
Falarei em outro artigo sobre a manutenção dos cabelos em casa. O cabeleireiro faz a parte dele no salão, se você não fizer a sua parte no dia a dia, será  o mais difícil e dispendioso ter o cabelo saudável e natural.
Na próxima postagem vamos falar sobre OS 5 PILARES QUE O CLIENTE MERECE

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